
Podia ser Istambul ou Ancara, mas era Dortmund. Foi dessa maneira, sob intensa pressão da torcida, que a seleção brasileira encerrou seu giro pela Europa com o empate por 0 a 0 com a Turquia.
Esse foi o último teste da equipe antes da Copa América, cuja convocação final será divulgada às 7h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira pelo técnico Dunga. Antes dos turcos, o Brasil havia empatado por 1 a 1 contra a Inglaterra, na última sexta.
Nesta terça-feira, no Westfallenstadion, Dunga escalou como titulares apenas dois jogadores - Naldo e Robinho - que iniciaram a partida contra os ingleses. Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que pediram dispensa da Copa América, entraram em campo apenas no segundo tempo.
Na primeira etapa os brasileiros não criaram jogadas efetivas para ameaçar o gol de Arikan e erraram muitos passes no meio-campo, o que proporcionaram bons contra-ataques aos turcos.
Isso permitiu, ao menos, que o goleiro Doni - que fez sua estréia na seleção brasileira - mostra-se serviço com duas boas defesas. O jogador da Roma também teve uma dose de sorte, quando viu uma bola chutada por Altintop bater em sua trave aos 25min.
"Precisamos caprichar um pouco mais nos passes, principalmente no meio-campo, para podermos chegar com mais facilidade ao gol deles", disse Robinho, na saída para o vestiário.
O atacante do Real Madrid não voltou para o segundo tempo, dando lugar a Ronaldinho Gaúcho, solenemente vaiado pela torcida turca quando seu nome foi anunciado no sistema de som do estádio.
"É um bom time (Turquia), vem jogando a Euro. Nós temos que acertar mais os passes e nos concentrar em dar mais velocidade à saída de jogo", disse Dunga sobre o primeiro tempo de sua equipe.
Aos 15min, foi a vez de Kaká entrar. Mesmo com os dois astros em campo, a seleção brasileira não conseguiu assumir o controle do jogo. Pelo menos teve mais chances de marcar, principalmente com um chute de fora da área de Ronaldinho, aos 27min.
BRASIL 0 x 0 TURQUIA
BrasilDoni, Maicon, Naldo, Alex e Marcelo; Edmílson (Gilberto Silva), Josué, Elano (Kaká) e Diego (Mineiro); Robinho (Ronaldinho) e Afonso (Jô)
Técnico: Dunga
TurquiaArikan; Uzulmez, Zan, Aurélio, Turan (Kurtulus), Sanli (Karadeniz), Asik, Altintop, Sarioglu, Bulut (Kazim) e Tugay (Basturk / Sahin)
Técnico: Fatih Terim
Local: Westfallenstadion, em Dortmund
Data: 05/06/07 (terça-feira)
Juiz: Florian Meyer (ALE)
Público: 26.700 pagantes